terça-feira, 22 de março de 2011

O doping, o túnel e a intimidação

Na ressaca da noite de Viena, após a mítica conquista para o futebol português por parte do Futebol Clube do Porto, em plena pré-época 1987/1988, começou a levantar-se entre os meios ligados ao futebol - entre os jornalistas, especialmente - uma onda de boatos sobre a anormal (excelente) condição física dos portistas. Começou por ser o que parecia apenas uma brincadeira, uma desculpa esfarrapada dos nossos colegas alemães a fim de justificarem a derrota que o poderoso Bayern tinha sofrido uns meses antes para rapidamente se tornar um alvo de investigação que acabou, na perspectiva dos jornalistas alemães, em conclusivas certezas.
Estávamos em meados de Agosto de 1987 quando, deparados com essa suspeita por parte de colegas estrangeiros, eu e mais três jornalistas portugueses decidimos, um pouco incrédulos, averiguar se havia algo de verdadeiro nas suspeitas levantadas. Não seria fácil, como é evidente, descobrir a verdade, se ela existisse. Por isso reunimos um dia num café na baixa portuense com o intuito de elaborarmos um plano de pesquisa que, no limite, nos permitisse chegar próximo de alguma informação, caso se verificassem como verdadeiras as suspeitas que os colegas estrangeiros haviam levantado. Em traços gerais, o plano era este: contactar vários antigos jogadores que teriam passado pelas mãos do médico do clube na altura, o Dr. Domingos Gomes; informarmo-nos de forma substancial sobre a capacidade efectiva de poder haver uma "mezinha" que realmente melhorasse a performance desportiva (lembro, a este propósito, que há 24 anos as questões do doping eram ainda muito dúbias e pouco esclarecedoras) e procurarmos, junto de pessoas ligadas aos vários jogadores que compunham o plantel portista dessa época, de uma forma natural (para que não fosse suspeito), saber que tipo de atletas eram esses mesmos jogadores 2, 3, 5 anos antes.
A matéria de investigação surtiu alguns efeitos interessantes - entre os quais termos descoberto que, de facto, houve, em sintonia com um tal Póvoas (hoje, um cidadão muito respeitado mas que, na época, não passava de um sujeito com reputação bastante duvidosa, envolvido em trafulhices relacionadas com propaganda médica), um conjunto de atletas que melhoraram substancialmente o seu desempenho atlético, alguns de forma quase sobrenatural, para aquelas que eram as suas características naturais. Como é óbvio, isto não chegava para fazermos um diagnóstico totalmente efectivo e muito menos para avançarmos a informação para o exterior. Nesse sentido, decidimos deixar um de nós, que vivia em Gaia, mais virado para esse assunto, enquanto os outros, que vivíamos em Lisboa, íamos acompanhando de longe e pontualmente a investigação. Entretanto esse meu colega continuava o seu normal trabalho de jornalista, acompanhando várias vezes o Porto no Estádio das Antas.
Numa delas, num Porto-Portimonense, já no final da partida, após a reportagem para uma rádio nacional, o meu colega, que estava no relvado junto à saída (o famoso túnel), foi interceptado por 3 indivíduos que faziam parte do chamado "Corpo de Segurança Privado", que mais não era do que um grupo de jagunços comandados pelo famoso Guarda Abel, e forçado a largar o seu material de trabalho, para que tivessem uma "conversinha". A conversinha foi, em termos básicos, darem-lhe uma chapada e obrigarem-no a nunca mais fazer perguntas a familiares e amigos dos jogadores, sob pena de poder vir a "acabar mal". O meu colega deu conta deste episódio à sua entidade patronal (que lhe respondeu, clara e simplesmente, que abdicasse do assunto), persistiu ainda uns tempos na investigação até que viu uma das filhas agredidas numa escola em Gaia onde era estudante, avisada a dizer ao Pai que da próxima ia parar ao cemitério.
Como é evidente, a partir desse dia dedicou-se a outras investigações mais, digamos, singelas.

É também assim, pela ameaça, pela violência, pela falta de escrúpulos, que o sistema sobrevive e evita que haja uma real investigação jornalística neste país. É também por isto, mas por muitas outras coisas, que nunca se criaram condições para que a verdade viesse ao de cima. O clima intimidatório, bélico e ameaçador, juntamente com a indiferença/submissão das autoridades locais foi e é uma das formas que o polvo encontrou para se perpetuar impunemente.

99 comentários:

Peter disse...

Isso não me surpreende em nada aliás o dr.Domingos Gomes salvo erro salvo faz parte da comissão da Uefa anti-doping, recorda-me aquele filme do Spielberg com o Tom Hank e o Leonardo DiCaprio "...Catch me If you can..." em que o falsificador de cheques é apanhado e depois passa a ajudar a polícia a apanhar os outros falsificadores, ou seja só uma pessoa que percebe do assunto deve-se sobreçar sobre o mesmo.Aliás em Itália houve um desenvolvimento muscular gigantesco de alguns jogadores da Juventus aqui há uns anos, o ex-treinador znedek zeman da Lázio e da Roma afirmou isso e disse: "lembram-se como era o Del Piero quando chegou á Juve?E vejam-no agora?Ficou conhecido como o caso da creatina e a verdade é quando estalou a Juventus começou a perder fulgor físico e perdeu os 2 campeonatos seguintes, depois voltou a atacar desta vez com árbitros e passou a ser conhecido como o calciocaos.

falsolento disse...

Bom, estou a ver que vou ser visita habitual.

Força com isso!

nemo disse...

Mais um blog de referência para acompanhar. Parabéns pela coragem que acredito ser precisa.

Anónimo disse...

Pois é e depois vai-se a ver e os Calados, Hernanis Assis desta vida é que aparecem dopados.

Anónimo disse...

dopados?

olha, o semedo saiu do porto um pouco a mal... foi logo caçado!

o bandeirinha... uiui...

o jaime magalhaes acabou a carreira misteriosamente aos 31 anos...

o andre... acabou a carreira, começou a inchar como buda...

curiosamente todos ficaram carequinhas bem novos... uiui tal era a bomba.

o fernando couto saiu do porto... pimba.

agora cada um que sai do porto começa a ter lesoes em serie... uiui lucho, lisandro... ficaram dependentes da amarelinha pois claro

quando se controla a agencia anti-dopagem claro que nada aparece...

Viriato de Viseu disse...

E a quantidade de carecas que há por aí de ex-jogadores dos corruptos???

E a demora que eles têm nos outros clubes para onde vão, em recuperar lesões???
O Deco quando estva em Barcelona vinha ao porto muitas vezes...

Viram aquela reacção do PEPE a pontapear um atleta adversário no chão???

E quando ele se aleija..o tempo que demora a recuperar.
Ainda há dias e para renovar com o Real Madrid lhe disseram...Ó MEU, TU ALEIJAS-TE MUITAS VEZES....

JOHN
Isto promete, se seguires esta linda acerca do polvo, vais ser um caso sério de blogue...e tu deves saber de muiiiiiita coisa.

SAT disse...

Parabéns pelo belo blog.

Vou com certeza ser um visitante habitual e atento a tudo o que se escrever por aqui.

Sugiro que sempre que se fale de alguma coisa que se tente fundamentar o melhor possível para não ficar aquela ideia de que disse por dizer...

Desde já o meu comentário acerca deste post. Já estou "careca" de saber que o "café" era uma especialidade servida ao intervalo no balneário azul e branco.

Alguém por aqui se lembra do Artur (o corre-corre que veio do Boavista) em pleno San Siro a vomitar-se todo junto à linha final após um sprint louco aos 88, 89 minutos de jogo???

Jonas disse...

De leitura obrigatória. Muitos parabéns.

Anónimo disse...

o que mais gozo me dá é ler portistas que escrevem que o porto nunca comprou árbitros. é ver as caras deles quando lhes pedimos para explicarem o conteúdo das escutas...

Manuel disse...

Eu também tenho algumas histórias sobre o doping do Porto. Tenho guardada religiosamente uma entrevista que o Inácio, que jogou a final de Tóquio, deu ao Público há alguns anos. O que ele conta é mesmo muuuuito interessante. Sem saber, na sua ingenuidade, que estava a descrever um estado sob os efeitos do doping. Lol.

Ricardo Campos disse...

puta q pariu não me lembrava de ver gente tão ressabiada e inevejosa.
parece que voces são todos santos.

sois muito fracos! sois mentirosos!
vocês agarram-se q qualquer merda para tentarem desacreditar as vitorias do FCP...
vocês são aquelas pessoas q quando morrerem só serão lembradas pq o vosso nome está escrito numa lapide, pois se forem enterrados numa vala comum, passados 10 minutos nem os vossos filhos se lembrarão de vós.
passar bem.
melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Aurélio, ainda não abriu a caça aos estorninhos. Tem calma pá.

BandarilheiroMor

Anónimo disse...

Aurélio ... é triste mas é verdade.
O facto é que quando o "velho" morrer a merda vem toda ao de cima.

Excelente Blog.

rostami disse...

Muito bom blog, irei seguir atentamente qualquer post, seja sobre que clube for.

P.S. -> Ó Manuel, vê se partilhas essa entrevista do Inácio com o pessoal!

Anónimo disse...

'John' excelente iniciativa a sério!! um bem haja a pessoas como tu e um bem haja à Internet pela sua capacidade de espalhar a informação sem censuras, não se confundindo com a podridão da comunicação social portuguesa!! o povo só quer saber a verdade, sem influências..

Manuel Oliveira disse...

Parabéns e continue!

Anónimo disse...

Mais um ressabiado centralista que não consegue aceitar as vitórias do Porto.
Continuem assim por muitos anos

Anónimo disse...

mas que vitorias do porto? onde estao elas? vitorias em que? e porque? e por causa de quem? aqui provasse tudo o que é divulgado ó corrupto invejoso e aziado.
volta lá para o buraco no bairrinho ó inferior.

Anónimo disse...

"aqui provasse tudo o que é divulgado ó corrupto invejoso e aziado"

volta mas é para a escola e aprende a escrever. Típico lampião, burro e ignorante

L. disse...

o anónimo anterior corrije uma frase onde existe um erro. antes errar na gramática que apoiar os corruptos. típico lampião? então se fazes essa generalização eu diria que o típico portista é ladrão, corrupto e putanheiro...

quanto ao centralismo, é a palha que pinto da costa dá aos seus burros e fíéis, acéfalos seguidores...

provincianos, inferiores e bacocos.

e as verdades, como doem.

Anónimo disse...

"provincianos, inferiores e bacocos"

Já cá faltavam estes benfiquistas com as manias da superioridade sobre todos os outros.

Anónimo disse...

E as caganeiras de última hora que tem dado aos jogadores do benfica? Vamos lá a investigar o assunto...
E este videozinho... começa logo nos juniores...

http://www.youtube.com/watch?v=5Dlm3onlBTg&feature=player_embedded

Investiga... investiga, mas investiga todos.

Ricardo disse...

Caganeiras, era com o Barroso do Braga...

Pedro disse...

Barroso do Braga...engraçado...tb passou pelo clube corrupto não foi?
LOL

É lindo ver os adeptos corruptos danados sempre q se toca neste assunto. BRUTAL!!!

Anónimo disse...

Por que clube passou o Nuno Assis ou o Hernani?

Unknown disse...

Passaram por dois dos clubes mais perseguidos por serem precisamente os que menos se submetem(iam) ao poder corrupto nortenho (V. Guimarães e V. Setúbal).

Anónimo disse...

Grande Blog! Praabens!!!
Vou ser um seguidor assiduo

Tantas histórias e provas cabais de corrupção trafico de influências e repressão do FCP tornadas publicas e ainda há que duvide?
Adeptos do clube tripeiro corrupto vcs vivem em que planeta?

Gerson Viana disse...

Ó anónimo que falou nos juniores do Benfica... vê isto

http://www.youtube.com/watch?v=hpy-zpV8h38&feature=related

;)

Ana Albuquerque disse...

Realmente a azia é muita, só assim se justifica tanto disparate. A vossa sorte é viverem num país onde não se pedem responsabilidades, de contrário já teriam sido condenados por difamção e outras coisas que tais.
Se quiserem ser isentos façam uma investigação global, olhando para todos e talvez também descubram algumas coisas interessantes, MAS ESSAS NÃO VOS INTERESSAM POIS vocês querem é denegrir uma instituição que nos últimos anos tem levantado bem alto o nome de Portugal.
Só uma pergunta já agora não seria interessante investigar o porquê de tantas gastroentrites?

DC disse...

o desespero é lixado. sempre a ser derrotados em campo, utilizam toda e qualquer desculpa por mais ridícula que seja.
Agora o facto de serem carecas tem a ver com o doping? então quer dizer que o Sousa, Madjer, Frasco, Gomes, Futre, João Pinto, Mlynarczyk, Inácio, Juary entre outros não tomavam? era doping só para alguns? era só para os médios centro?
Bando de falhados, nunca hão-de ser nada na vida e como tal tentam desvalorizar os feitos dos que são grandes!

Anónimo disse...

elaaaaa mais teorias da conspiração? Gosto muito!! :p

Hugo disse...

"querem é denegrir uma instituição que nos últimos anos tem levantado bem alto o nome de Portugal"

Oh Ana, diga-me lá se ser falado no jornal "A Marca", num artigo sobre Corrupção desportiva, juntamente com a Juventus, com a indicação de que "são sempre os mesmos", é levar o nome de Portugal bem alto?!?

Obviamente que com toda a porcaria que fazem, com este sistema miserável que criaram, não é difícil ganhar...

Mas esses tempos irão terminar. É que, em campo, já há quem lhes vá fazendo frente e, cá fora, como é o caso deste blogue, muita coisa está a ser divulgada...

E essa do "querem é denegrir uma instituição que nos últimos anos tem levantado bem alto o nome de Portugal", para mim, não cola!

Isso é patriotismo falso e bacoco.
Até porque o "Bufo" do Norte, sua Santidade o Papa, julga-se o mentor da X Cruzada contra os Mouros, qual Huge des Payens a caminho de Jerusálem...

São aos milhares os fiéis seguidores do PC, que acenam a cabeça, batem palmas quando ele discursa contra o centralismo, a "mourama" e o poder de Lisboa mas, certo é que, no final, todos querem sentar o cú nas Instituições Centrais. Quem não se lembra de Fernando Gomes, Menezes, Lobo Xavier, etc, etc...

Era mais patriota da vossa parte que não assobiassem para o lado depois do Apito Dourado e das Escutas que todos ouvimos.

Esse brando costume é tipicamente português. E é por isso que, à nossa volta, existem inúmeros casos de corrupção activa e passiva, nos varios quadrantes da nossa sociedade, envolvendo políticos, clubes e dirigentes de futebol, altos cargos dirigentes de empresas e Institutos Públicos, etc.

O Futebol é, de facto, o reflexo da nossa sociedade...

Mas como eles "querem é denegrir uma instituição que nos últimos anos tem levantado bem alto o nome de Portugal", tá tudo fixe!!!!


Viva Portugal...Mas só quando limparem a corja que por cá anda a a estragar (ainda mais) o nosso país....


PS - Ao autor, o meu muito obrigado, por este espaço. Continue assim porque muita, mas mesmo muita gente está consigo!

Só tenho pena de, no seu clube, ter lá estado um homem que, ao lado de LFV, ia varrer com esta corja. Falo de Dias da Cunha que, por se sentar ao lado de um Presidente do Benfica, foi mal visto e despachado do lugar pelos seus colegas de direcção que agora, vê-se, criaram um fosso que, com muita pena minha, poderá custar muito caro ao Sporting...

Anónimo disse...

Quando os adeptos do fcp falam em leis... farto-me de rir
Tenham vergonha!

Anónimo disse...

Nesse tempo era assim, e ainda hoje continua igual...

Num passado recente quando o SLB veio ao dragão estava a ver 1 entrevista a 1 chefe da PSP. Onde o jornalista perguntava a esse individuo se o autocarro do SLB tinha sido apedrejado. Ele veemente disse logo que não, e ao mesmo tempo que dizia isso a tv mostrava a repetição de 1 pedra a acertar no vidro e o autocarro com vidros partidos... Foi engraçado e mostra até que ponto as autoridades locais são submissas...

Anónimo disse...

Gerson Viana o que o Rodriguez está a cheirar é algodão embebido em alcool etilico, se percebesses minimamente de futebol saberias que é normal os jogadores fazerem isso para desentupirem as fossas nasais;)!!! Quanto às pastilhas dos juniores do benfica é que não é tao usual ver disso, mas acredito bem que pudesse ser aspirinas ou brufens,ahahah!!!!!
Este blog é mais um exemplo fiel do "diz o roto ao nú" ahaha, que ridiculo!!!

Manuel disse...

Só para informação dos andrades que insinuaram algo sobre os juniores. O que os miúdos enfiaram na boca, e vê-se claramente em algumas imagens, são pastilhas elásticas de que não me recordo a marca agora (tem um macaco). Nada mais.

Da próxima vez que tenham algo a apontar, façam com algo que tenha algum fundo de verdade e não meras insinuações e suposições falsas, pois não têm nada mais para mostrar.

Anónimo disse...

Manuel como consegues ver que é da marca do macaco a pastilha elástica???? Ahahahaha, isto é só rir mesmo com estes cromos, não me digas que vinha na abola que era uma pastilha elástica do macaco???ahahah

Anónimo disse...

E a garrafa de agua que ele depois começa a abrir quando recebe a pastilha era para quê Manuel??? Para empurrar a pastilha elástica para o bucho???Ahahahah

Manuel disse...

E já que estamos a falar de doping, cito aqui uma entrevista que o Inácio, inocentemente, deu à revista Pública, do jornal Público, há alguns anos em que descreve o jogo da Intercontinental contra o Penarol, chamando-lhe "o melhor jogo da minha vida".

Jogo esse de que lembro muito bem, pois encontrava-me a viver na Escandinávia e ter ficado muito orgulhoso com a vitória do Porto. Mal sonhava eu em que condições é que foi ganho. Na altura reparei que os jogadores entraram para a 2ª parte com uma disposição que não tinham tido na 1ª. Lembro-me de ter pensado com os meus botões, "estes gajos entraram cá com uma vontade. Até parece que derretem a neve!". Eu joguei futebol várias vezes com temperaturas de -10º e mais baixas, em cima de neve e de gelo, e nunca senti que essas temperaturas baixas transformassem o corpo de alguma maneira especial.

Diz o Inácio:

"Fiz um jogo belíssimo, que me correu bem do princípio ao fim. O jogo foi disputado em condições dificílimas, debaixo de frio e neve (...) Mas neste jogo saiu-me tudo na perfeição: fiz bons desarmes, bons cruzamentos, bons remates".

Até aqui tudo bem. Mas agora vem o que é interessante e muito pouco habitual:

"Depois daquele encontro, o meu corpo demorou cerca de um MÊS a regressar ao ritmo normal (...) No final, fiquei meia hora debaixo do chuveiro quente e mesmo assim o corpo não reagiu. No intervalo a TREMIDEIRA era tão grande que não conseguia manter o chá dentro do copo. Entornava tudo".

Enfim, um jogador profissional que está bem treinado, que se esteve a preparar para o jogo durante algum tempo e que no final não sente o corpo debaixo do chuveiro, e cujo corpo leva um mês (UM MÊS!!) a recuperar e regressar ao normal? Podemos calmamente afirmar que jogou em transe!!

Ora isto não é normal e eu que já li muitas entrevistas a jogadores, mesmo depois de grandes jogatanas, não lembra ao diabo estarem a tremer de tal modo ao intervalo a ponto de não conseguirem manter o chá (LOL!!) no copo.

Se soubermos quem era o médico, dr. Domingos Gomes, conhecido como o maior especialista de doping em Portugal, sabendo também que não havia controlo anti-doping, é fácil verificar, juntando todas as pontas, que são muitas, que tanto a Intercontinental como a Campeões foram ganhas com a ajuda do doping. Eu não tenho quaisquer dúvidas.

Anónimo disse...

Isso prova alguma coisa Manuel??? Nervosismo, frio extremo, diferença horaria diz-te alguma coisa??? O Baía na ultima intercontinental sentiu-se mal no prolongamento, teve uma braquicardia, ou seja, o coração começou a bater mais devagar, hás-de dizer que doping se dá para os jogadores ficarem com o batimento cardiaco mais fraco???,lool!!! Vai mas é apanhar a pastilha elastica do macaco que os teus juniores andam engolir, ahahah!!!

Manuel disse...

As garrafas de água que se abrem quando se joga futebol é para saciar a sede. Não sei se sabem, mas quando se joga futebol sua-se também muito. A água perdida através das glândulas soporíferas, vulgo suor, tem de ser compensada com a ingestão de líquidos. Não me digam que no vosso clube dão outra coisa qualquer em vez de água mineral. Independentemente de terem na boca pastilhas elásticas ou não. Porra que é preciso ser-se muito estúpido!

Manuel disse...

Ok, já que estou com a mão na massa, vou continuar nos miúdos:

"O avançado Moreira, jogador dos juniores do FC Porto, encontra-se suspenso de toda a actividade desportiva, apesar de continuar a trabalhar com a equipa B dos «dragões». O atleta acusou a utilização de uma substância proibida, a Furosenida.
Moreira, atleta júnior do FC Porto, está suspenso de toda a actividade desportiva, depois de, a 19 de Junho do corrente ano, após a realização da partida Belenenses - FC Porto, relativa à fase final do Campeonato Nacional de Juniores da temporada passada, ter acusado positivo no controlo anti-doping.
O jovem avançado acusou a utilização de uma substância proibida, a Furosenida, que integra a lista de produtos que não podem ser ingeridos pelos atletas de alta competição.
Nélson Puga, médico do conjunto vice-campeão nacional, garantiu que Moreira será sujeito a um inquérito do foro interno do clube.
No entanto, o clínico ressalvou que acredita «na inocência do jogador», e assegurou que «ninguém lhe ministrou esta substância, tratam-se apenas de vestígios», pelo que é possível que tenha havido uma contaminação.
Posteriormente, Nélson Puga, disse ainda que a Furosenida «é uma substância proibida, não uma substância dopante. A Furosenida é um diurético, que serve, apenas, para baixar a tensão arterial e, muito importante, baixa o rendimento de um profissional de futebol», esclareceu.
Nélson Puga lembrou ainda que a única vez que um jogador acusou esta substância em Portugal (na circunstância, o guarda-redes Quim, do Sporting de Braga), o atleta foi, nessa altura, despenalizado.
A concluir, o médico dos «dragões» frisou que «ele não está castigado. Encontra-se, somente, suspenso».


Um miúdo a utilizar uma substância que apenas os especialistas conhecem e conseguem obter. Por alguma coisa os andrades são conhecidos na cidade do Porto por, Furosenida Clube do Porto. Não foram os "mouros" que o baptizaram assim, juro.

Anónimo disse...

Claro manuel, tu consegues ver que aquilo era uma pastilha elástica da marca do macaco e chamas estupidos aos outros,ahahah!!! Trate-se mas é,lol!!!

Anónimo disse...

Manuel, mete ai os casos do Calado, Hernani, do jogador de basquetebol e do jogador de rugby de benfica que foram apanhados com doping tambem se faz favor??? Diz o roto ao nú, o que eu me rio, ahaha!!!

SAT disse...

Oh Estorninho, não te esqueças que caies na rede com uma lanterna!!!

Em relação à vala comum, e os que nem filhos têm?? Quem os lembrará??

Ou será que quando o grande corrupto morrer vocês serão os primeiros a virar-lhe as costas e apontarão os vossos indicadores, quais Judas???

Anónimo disse...

"volta mas é para a escola e aprende a escrever. Típico lampião, burro e ignorante"

volta mas é para o banca do peixe e aprende a curvar te perante o Benfica.
típico tripeiro, corrupto, trepaceiro, batoteiro, aziado, inferior, ressabiado, invejoso, falhado e perdedor.

Anónimo disse...

mete aí os casos de todos os jogadores do porto que sao mais que muitos, e os casos dos jogadores que saiem do porto e nunca mais jogam nada, sao uns mancos.
os adeptos do clube das putas e corrupto bem tentam branquear, mas nao enganam ninguem.
vao se lavar ó porcos.

Anónimo disse...

Que casos de jogadores do porto que saem e não jogam nada??? O Deco??? O Ricardo Carvalho??? O Paulo Ferreira??? O Pepe??? O Lucho??? O Lisandro??? E se formos uns anos atrás o Rui Barros??? O Jardel??? Ahahah!!!! Voces nao têm metade destes jogadores que sairam do vosso clube e continuaram a brilhar na Europa!!!

Mux disse...

Ainda me lembro do Guarda ABEL nesse mitico tunel das antas das peitas nos arbritos sempre que as coisas n corriam bem, baterem nos jornalistas da rtp... e o mais incrivel de tudo NINGUEM FAZIA NADA NADA!!!!!! os anos 80/90 a MAFIA dominou bem tudo e todos no futebol.... Loureço Pinto outro dinaussauro... corrupto. E para mim o mais incrivel, o sr calheiros vai ao brasil quem paga é o porto atraves da cosmos...e o que é que acontece...NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ana Albuquerque disse...

Aconselho o Blogger que me falou do artigo da Marca que foi publicado à 3 anos no auge da pouca vergonha que Benfica e Guimarães fizeram na Europa, figurinha em que ficaram muito mal na fotografia, a actualizar-se na leitura tanto da Marca, como de Jornais Norte-Americanos, ah e já agora vá ao Ranking da Cnn em que o Fcporto é considerado o 4º melhor clube do Mundo, é que nos ultimos artigos além de se verem só elogios , há um em que se considera o Benfica um clube mediano de Portugal, por onde passou José Mourinho antes de ir para o Grande, Enorme, Futebol Clube do Porto. Convém andar actualizado para não se dizerem muitas asneiras.

Anónimo disse...

é só rir com esta ana...Olhem, joguem o campeonato sozinhos, que são bons de mais para jogar com as restantes equipas em portugal. é com cada besta.......

Mux disse...

Sra. Ana.... só no jogo contra o guimarães o Benfica foi completamente roubado, enquanto o fucile fez um belo penalti que claro não foi marcado....quer mais eu dou lhe.... na naval...faltavam 5 min. para acabar o jogo...zumba penalti à porto... na madeira contra o nacional penalti claro de rolando com mao....quem é que se atreve a marcar ??? jogo com o vitoria de setubal no dragao..... la vai o falcao a correr...cai..penalti, falta 5 min para a acabar o jogo..penalti contra o porto (incrivel marcaram) o jogador do setubal marcou, pensava que ja estava safo eheh brincadeira... arbrito manda repetir... zumba falha, agora contra a academica, rolando de novo..a jogar volley na area...quem é que marca ??? ainda aparecia o guarda abel....
Voces do porto (clube) gostam de ganhar assim....sejam felizes assim.

Ana Albuquerque disse...

Tipico de cobardes anónimos chamarerem besta aos outros, deve estar-se a ver ao espelho. Eu dou o meu nome não me escondo.

Ana Albuquerque disse...

Os campeonatos dos Tuneis concerteza são mais limpinhos, sr Mux

Lucifer disse...

Especialistas em tuneis, com violencia, guarda abel, balnearios impestados que ate os jogadores têm de se equipar cá fora é mesmo o fcp. E assim ganham mais um campeonato, este é o campeonato dos 'Penalties Fantasma', os inventados a favor e os reais contra, que não são marcados. 30 anos a ver bola e nunca vi nenhum campeonato ganho pelo porto de forma limpa.

kurt cobain disse...

ó ana,explica lá o que passou no "campeonato do tuneis"...conta quem viste agredir quem, quem viste ser suspenso sem teres visto agredir ninguem (uma pista: é preciso ter cuidado que ele é perigoso).vá conta lá como foi...

kurt cobain disse...

nos tais tuneis

? disse...

A coerencia de alguma pessoas chega ao cúmulo de defenderem o givanildo e quererem castigo no caso do Jorge Jesus!E quanto aos túneis realmente acreditam nessa história?Acreditam mesmo que perderam o campeonato porque castigaram o sapunaru?Olhem para as estatísticas e vejam lá quantos pontos o benfica perdeu depois do túnel!

Gerson Viana disse...

Ó anónimo... não é uma questão de perceber ou não de futebol. Só achei estranho porque nunca tinha visto um jogador a fazer tal coisa ok? ;)

Miguel Silva disse...

Serei o unico a achar bárbaro o que fizeram à filha do jornalista? Que máfia nojenta, à falta de melhores palavras.

Penso que os portistas já estão calejados a defender o indefensável, é uma pena não conseguirem tirar as palas dos olhos

Anónimo disse...

Eu queria ver estes corruptos praticarem crimes em Inglaterra, Espanha, Franca, etc.

Esses metodos duravam 2 ou 3 anos ate serem apanhados, como aconteceu com a Juventus ou o Marselha.

A esta hora andavam a disputar o campeonato do berlinde na 3 divisao. Nem os estrangeiros entendem como eh possivel um bando de criminosos ainda nao terem sido punidos. Isto so eh possivel em paises de 3 mundo.

Na verdade o fcp sao um bando de falhados que precisam recorrer insistentemente a estes metodos para ganhar. Se eu andasse a roubar bancos tb podia vir aqui escrever que era mto rico e os outros tinham era inveja LOL

Ate no tempo do Mourinho precisaram de receber arbitros em casa!! Imagine-se no tempo dos calheiros e companhia!! Tem sido o regabofe total!

Mereciam sofrer na pele tudo o que tem feito aos outros, desde ameacas com armas de fogo a emboscadas com saraivada de calhaus.

Quando comecarem a levar forte e feio na cornadura, logo chamam pela administracao interna, pela justica, enfim... A vitimizacao do costume. Enquanto sao os outros a perder por causa da corrupcao ou a serem agredidos eh tudo mto engracado, com musicas do chamem a policia,etc. Quando veem as pessoas revoltadas e a comecar a responder na mesma moeda, ai ja deixou de ter graca.

Ana Albuquerque disse...

Enfim, essa azia toda com Rennie passa

Piorquemao disse...

Muito bom blog e tal como diz, é preciso perder o medo. É preciso denunciar a maior organização mafiosa existente, desde o berço da nação. Abraço.

Anónimo disse...

Os 5-0 desta época são uma espécie de bomba de adrenalina para os seguidores cegos do FCP. "Humilhação e tal". Humilhação para mim foi, como alguém disse, o FCP do Mourinho precisar de ajuda (dúvidas? ver o FCP-SCP e o FCP-SLB de 03/04, e logo com o árbitro "do benfica", o Lucílio). E esquecem os 12-2, ah pois. Foi há muito tempo? Ah pois.

Por falar em bombas, sei de fonte segura que no tempo do Pavão (o jogador do FCP que faleceu em campo nos anos 70), ele e os outros se aviavam bem na "farmácia".

Só cá é que isto é permitido; tenho amigos ingleses que juram a pés juntos que, perante escutas destas (do PdC), em Inglaterra, o homem seria banido do futebol para sempre: "unsportsmanship".

E, digam-me lá, seguidores do PdC, se é nisto que se revêem: quando o Feher morreu em campo, vieram o Mourinho, o Jorge Costa e o Teles, mas não o PdC. Algum tempo depois foi entrevistado pela Judite de Sousa, que lhe perguntou porque não veio prestar a sua homenagem. Já não me lembro da resposta, mas não me esqueci do sorriso escarninho, uma idiotice qualquer perante a morte de um jovem.
E que eu saiba, o incêndio do Chiado em 1988 não teve nada a ver com futebol, por isso não achei muita graça às piadinhas do sujeito sobre "Lisboa a arder". Morreu gente nesse incêndio. E se fossem os vossos filhos?

Admira-me que com tantos adeptos SLB zangados com 30 anos disto, nenhum ainda tenha ido ao baú buscar o Donato Ramos, o Calheiros, o Fortunato Azevedo e esses outros e, perante persuasão adequada, os tivesse feito falar diante duma câmara a gravar. É que eles qualquer dia morrem (de causas naturais ou das doenças que apanharam com a fruta), e vão-se as provas.

E já agora, toda a gente sabe o que é a xxxxTV, portanto adepto benfiquista que se preze não assina aquilo. Não assina e ponto.

Saúde a todos independentemente do clube.

Anónimo disse...

Quando morreu o Feher, na luz, até houve cachecóis do porto na águia da luz, coisa natural e aceite pacificamente. Gente de bem que prestou a sua homenagem: o Pinto poderia perfeitamente ter mostrado respeito, se o tivesse para mostrar.

Anónimo disse...

Amanhã venho aqui colocar mais um caso concreto de corrupção envolvendo os criminosos do costume.
Quem pensa que os intervenientes nunca falam... enganam-se.

Hugo disse...

Como adepto portista acho muito bem que mostre esses casos obscuros, desde que o faça para todos os clubes.
Se contribuir para limpar o futebol, estou totalmente de acordo.
Quanto aos comentários de benfiquistas que vou lendo,eles nunca irão dar mérito a outro clube que não o slb. Só os campeonatos ganhos pelo slb é que são limpos. É a verdade desportiva ao estilo benfiquista

Hugo disse...

Sra. D. Ana Albuquerque...

Primeiro que tudo, o blogger que falou no seu nome, também tem nome...

Também dá a cara e, desta forma, não esconde o que sente nem aquilo que tem a dizer...

A actualização da Marca a mim pouco diz. Quer saber porque?!?

Estamos a falar de um Editorial de Santiago Segurola, um dos mais reputados e respeitados jornalistas europeus que disse, e bem, naquele período, em 2008, que eram sempre os mesmos que estavam na berlinda da corrupção.

Friso. Em 2008, disse que são sempre os mesmos clubes ligados a casos de corrupção. Ou seja, não era situação virgem. E porque disse isso em 2008?

Bem, começando com os casos de compra de jogadores adversários, casos Calheiros, casos do Guarda Abel, até ao Apito Dourado, tudo casos nunca provados (na gíria da justiça é assim que se diz, mas as provas estão lá e visíveis).

São estes os motivos daquele artigo.

Se agora a Marca diz que o Porto é bom, o maior, está em 4º no Rankig dos melhores clubes do Século, não muda a opinião do Santiago Segurola em 2008.

É essa a opinião da maioria dos adeptos de futebol em Portugal, como se vem vendo.

E falar em Rankings é altamente falacioso. Quem quer crer nesses Rankings que o faça mas são totalmemte duvidosos...

Porque se for por aí, possivelmente o Sport Lisboa e Benfica estaria, sem qualquer dúvida, no Top 5 do Século XX.

De qualquer forma, o Top do Século XXI ainda só tem 10 anos Sra. Ana. ..

Pensa que esta treta vai durar sempre?!?

Sobre Pinto da Costa deixo-lhe uma Lição de História: Quando um Chefe de Estado, de um regime autoritário ou ditatorial, desaparece, a sua sucessão é sempre mais fraca e, gradualmente, o peso Institucional dilui-se, acabando por ceder...

O Porto, quer queira quer não, vai sofrer esta situação. Porquê?!?Não passa de um clube Regional, por muito que vá ganhando. A culpa é dos seus dirigentes, que continuam a utilizar um discurso fechado, com base na guerrilha ao centralismo quando, no fundo, o que quer é toldar as mentes dos seus fiéis súbditos, como se fosse o Benfica o único inimigo, aquele que representa o poder Central.

Sem qualquer ansiedade sei que esse dia vai chegar...e se cá estiver para o ver, melhor!

A História encarrega-se de escrever a verdade que se esconde no presente....

Anónimo disse...

ana albuquerque deram te acesso ao computador do bordel foi? deve ser porque andas a facturar muito para a casa HA HA HA HA HA
volta para a esquina vadia.

Anónimo disse...

ana albuquerque aproveita e dá tambem a morada da casa de alterne onde trabalhas.

Anónimo disse...

porto é merda, corrupção, criminalidade, batota, putas, resumindo sao as forças do mal.
mas nao se esqueçam que o bem triufa sempre sobre o mal.
a verdade virá ao de cima e os corruptos batoteiros terão o castigo merecido.
a vossa hora está a chegar, e depois a minoria será eliminada.
que gozo vai dar.

Anónimo disse...

Ó palerma, foste ao Seixal entrevistar alguns atletas????
E ex atletas do SLB???? Fala com o Nuno Assis ou com os tipos das modalidades!!!!!
Não te vai faltar matéria para escrever!!!
Podes também escrever sobre a polivalência dos pneus! Ouvi dizer, aqui entre nós, que para além de ar, os pneus podem transportar outras coisas!!!! iiihihiihihihihihiihih

nickname: Águia Enrabada 5-0

5
a
0

Anónimo disse...

Se em 1987 era como dizes, imagina em 1960/61.
Pergunta também à família do Bela Guttman se o Eusébio e cia. só bebiam laranjada.

Anónimo disse...

UMA VERGONHA

ESTE CLUBE CORRUPTO METE NOJO

obrigado por divulgar!

Anónimo disse...

os corruptos bem tentam branquear com mentiras mas nao conseguem.
que sao batoteiros e desonestos ja todos sabemos, que nao sao sérios nem tem credibilidade tambem ja o sabiamos, logo, tudo o que dizem é apenas a inveja a fervilhar.
chega a dar pena ler o que os adeptos do clube corrupto e batoteiro, que só assim consegue ganhar alguma coisita, escrevem.
que pequeninos e inferiores sempre serao estes "portistas".

nickname: dragão enrabado 12-2

12
a
2


HA HA HA HA HA HA


p.s: continue caro John, sem medos.

marco medeiros disse...

Sim senhor, parabéns pela cobardia, no meio do anonimato como convêm, ao fim destes anos todos ter ganho enfim coragem para contar esta estoria para lampião comer. Cá para nós q ninguém nos ouve - eles comem qqer merda, desde q seja a falar mal do porto.

Sendo residente em Lisboa não seria mais prático averiguar prq Veloso não foi ao México em 86 ou então prq se trocou as analises de doping do mozer pelas do, então futura promessa, Pacheco. Deixe-me adivinhar, na luz tb havia túneis e tb levou lá uns apertões.

Já agora na final com o psv, os seus colegas holandeses não o interrogaram sobre as drogas q os benfiquistas estavam a tomar q nem apertar umas botas conseguiam. Aposto q com o milan não lhe perguntaram nada. Até prq o benfas agora gaba-se de ter um milanlab.


E em relação a estorietas, contava-se na época q o Chalana para além de comer criancinhas tb gostava de papar «jornalistas desportivos» e estes como não tinham formação superior e recebiam mal, costumavam andar na noite a atacar. É lógico q isto é uma má estorieta como a sua, mas como disse acima os bafientos comem mais facilmente a sua por falar mal do porto.
marco medeiros

Anónimo disse...

FORÇA COM ESTE BLOG! É DE PESSOAS ASSIM QUE PRECISAMOS "SEM MEDO". há que desmascarar estes corruptos todos que andam há demasiado tempo a fazer o que querem do futebol nacional.

Anónimo disse...

sr marco serve lhe a carapuça? doi n doi. é isso que dá ter um presidente corrupto e criminoso. enche-vos de titulos comprados e arranjinhos aqui e ali, e ganha o apoio dos adeptos do porto, porque é bom quando os titulos chegam não é? um dia a "mama" acaba.
e eu vou estar aqui para ver.
invente o que quiser em relação ao benfica, mas das suspeitas o seu presidente já n se safa...o que é podre acaba por cheirar mal...

Manuel disse...

Este marco medeiros é mais um andrade que prefere espalhar boatos a vir com descrição de factos. O que é que tem a preferência sexual de jogadores, ou de outras pessoas quaisquer, a ver com corrupção, sistema mafiosos ou tráfico de influências?

Ainda hoje na Bola, o andrade Rui Moreira, a propósito de boatos, diz o seguinte:
"Prefiro acreditar que os boatos são a arma de arremesso dos cobardes, de gente fraca sem escrúpulos". Ele, como bom andrade que é, deve saber bem daquilo que fala. E está a descrever na perfeição este marcomedeiros.

Quando as pessoas, para além de não ter outros argumentos, insultam com insinuações torpes e acusações falsas sobre as preferências sexuais, ou não, de jogadores, está tudo dito. Para além de cobardes são gente sem princípios, sem carácter, de maus sentimentos só equiparados a alguns animais que por serem tão rasteiros "don´t know better".

marco medeiros disse...

«... insultam com insinuações torpes e acusações falsas...»

o quê? o veloso e o pacheco não foram suspensos por doping? não se falou na altura da troca de controlos entre mozer e pacheco, prq para além de mozer ser internacional e ter custado bastante, ja estava negociado com o marselha? a maluqueira das chuteiras não aconteceram? ora pergunte ai ao seu amigo jornalista se não é verdade ou então pesquise nos jornais da época.

Marco medeiros

Mux disse...

Eu gostava de entender o que é que um portista sente quando ouve as escutas...... como é que é humanamente possivel verem todos estes factos de corrupção e acharem que nada existe.... mas como é que é possivel ???

marco medeiros disse...

Continuando no caso de denegrir nomes. Para os residentes em Lisboa na altura, como este jornalista e como na altura não havia net, nem publicidade fora dos seus círculos de atendimento, é normal q não lhe dissesse nada o nome do Dr. Povoas, por cá era tão ou mais conhecido q o tallon. Em relação ao Dr. Domingos Gomes – o homem devia ser tão mau, q grandes jogadores q atuavam no estrangeiro e tinham lesões graves recorriam ao departamento médico do porto por ele chefiado. Grande exemplo disso foi Chalana, que quando sofreu grave lesão no Bordéus, recusou liminarmente ser tratado pelo futuro coveiro do mantorras e foi-se tratar nas antas.

marco medeiros

Anónimo disse...

Eu gostava de entender o que é que um portista sente quando ouve as escutas......


Eu gostava de entender como é q uma justiça desportiva encomendada é mais seria q a de várias instancias d tribunal

Anónimo disse...

Eu gostava de entender como o benfas desceu tanto q agora é um albergue de criminosos.

ps - podem diser e com rasao q vilarinho nao o era. mas ele nao passava de testa de ferro de um.

Mux disse...

o que o anonimo diz é que as escutas são falsas não existem ? pronto sendo assim realmente com mentes destas n vale a pena perder tempo....

Anónimo disse...

mux mente iluminada descobre onde diz q as escutas são falsas

«Eu gostava de entender o que é que um portista sente quando ouve as escutas......


Eu gostava de entender como é q uma justiça desportiva encomendada é mais seria q a de várias instancias d tribunal»

Anónimo disse...

ue não estamos a falar de uma final da liga dos campeos?

então a uefa q ate proibia patrocinios nas camisolas ia permitir q nao houvesse controlo antidoping?

mas se os jogadores do porto corriam assim tanto e com essas ajudas então prq começaram a ter caimbras na parte final?

o unico q vi correr como desalmado e partir os alemães todos foi o futre mas esse tinha 20, 21anos.

por falar em futre, isto parece a anedota q ele contou ontem em q se proclamava como lider de balniario do porto com 21 anos. realmente ha anedotas mt cabeludas

Anónimo disse...

Justiça para os corruptos! Por um futebol português limpo!

Anónimo disse...

Justiça para os corruptos! Por um futebol português limpo!

Anónimo disse...

Justiça para os corruptos! Por um futebol português limpo!

Mux disse...

sr anónimo ( mente triste ) vcs portistas é que ouvem as escutas mas continuam a dizer que não são corruptos..... cambada de corruptos e hipocritas!

Anónimo disse...

Então passados tantos anos é que se escreve algo deste género? Querem impingir uma imagem negativa ao FCP...como se os outros fossem os santinhos. Tenham juízo. Se isso fosse verdade o Bayern de Munich ia ficar calado?! Sinceramente não me parece...eu também posso escrever num blog tudo o que me apetecer sem ter que provar nada...

Anónimo disse...

Que puta de azia vai aí pelo reino da mourada! 2 taça/liga dos campeões; 2 taça/ liga-europa; 2 taças intercontinentais; 1 supertaça europeia. Campeão sem derrotas, 4 super humilhações ao benfas numa só época, milhões e milhões de euros na forja em venda de jogadores... O porto é o vosso maior pesadelo!

Juris disse...

Por via disso é que o benquefica, na sua alma ressabiada tentou a imitação costumeira e aldrabona.

SÓ NUM MÊS TOMBARAM TRÊS.

QUE DESCANSEM EM PAZ.

O Outro o Assis, foi escorraçado para os montes cantábricos, para não dar muito nas vistas, estava muito possuídos pelos esteroides.


C'UM CARAGO!. estes JORNAS de mão esticada à espera do dizimo são mesmo PORCOS E PRETOS!.

Anónimo disse...

Quando há imensos relatos da intimidação desde há largos anos, parece inequívoco que as manobras de bastidores ganham os títulos do fcp! Quaisquer dúvidas foram debeladas com
a publicação das escutas! O fcp não passa da maior agremiação, dita desportiva, do Mundo!

Juris disse...

Okei... Gloriosamente desportivamente falando...

OKEI!!!....

Ainda vou presenciar os anti-gloriosos funcionário públicos a pagarem a crise..OKEI!.

Anónimo disse...

marco medeiros

Voçê fala do Veloso e não sabe o que aconteceu depois desse episódio?
A contra análise, feita após o mundial (engraçado, não é?) deu negativo e se voçê não sabe, as contra análises são 100% fiáveis.
O Doping do Mozer e outros jogadores do SLB até podem ser, e alguns são, verdade, mas explique como é que o nome do seu clube aparece sempre em históris de corrupção, escutas e doping ao longo dos anos?
Que eu saiba nunca ouve nada de concreto do lado do SLB.
Quanto á vossa lenga-lenga do tempo do Eusébio haver doping, explique como é que a selecção atinge o 3º lugar no mundial 1966 com o Eusébio e o resto da equipa em forma como era costume nas epocas desse periodo?
Voçês, adeptos do FCP desculpam-se com bocas sem fundamento e provas. Nós adeptos do SLB falamos com provas e voçês não aceitam.
O Apito Dourado é ficção?
Vamos imaginar um caso que poderia acontecer igual ao Apito Dourado, mas com outro tipo de crime e com os personagens serem diferentes:
A policia suspeita que um grupo rebelde quer fazer um atentado terrorista e que já o fizera algumas vezes, então coloca os telefones do grupo sob escuta e consegue provas de como foi e é feito os atentados. Prende-os e no tribunal não são aceites as escutas como provas. O grupo é libertado e acaba por levar avante o plano. Morrem pessoas e a desculpa do grupo é que nada foi provado em tribunal. O que sentia, marco medeiros?
As escutas provam as intenções passadas e actuais do grupo, mas o "jogo" das leis não impediram nem castigaram o grupo e quem pagou foram inicentes!
Voçês adeptos do FCP não interessa como é que é feito, só interessa fazer. Não têm honestidade nem moral para falarem. Continuem em negação que daqui por uns anos tudo virá a lume.

Anónimo disse...

Doping isto é com o Boifica. Primeiro Nuno Assis, recentemente Anders Andersson assumiu, Fernando Gomes admitiu ter tomado doping no auge da sua carreira(Belenenses e Benfica), Jordão, Hernani, Veloso, Mozer. É que depois não é só no futebol onde o doping está associado ao Benfica é também no basquete com António Tavares e Francisco Jordão, no raguebi com Paulo Barata, e também no ciclismo com Sérgio Ribeiro e José Antonio Pecharromán. Afinal o clube português com maior história no doping é o Boifica.

Anónimo disse...

Quem não sabe o que diz mais valia estar caladinho...
O Jaime Magalhães teve uma lesão gravíssima que o obrigou a acabar a carreira!
Acabar a carreira e engordar é uma coisa normalíssima, só um grande anormal não vê isso!
Carecas é o que há mais, aliás, o Jaime Magalhães é um caso hereditário, só anormais é que relacionam isso com outra coisa!
O Fernando Couto saiu do Porto e fez grandes épocas no Barcelona e Lázio, jogou na seleção A de 1990 a 2004, caladinho és um poeta!
Lisandro e Lucho ainda jogam com qualidade aos 40 anos, quem toma amarelinhas não "duram" tanto, mas para ti é muita areia para a tua camioneta!
Já agora, o teu clube é o clube mais eclético do mundo do doping, tem dopados em quase todas as modalidades😂😂😂