sábado, 26 de março de 2011

Um caos chamado Sporting

Na sequência do post anterior, entre elogios e críticas no blogue, interessa-me esclarecer não o que se passou em termos públicos - caixa de comentários - mas o que verdadeiramente ocorreu em termos privados - caixa do correrio electrónico.
Como escrevi no texto, estavam os interessados, especialmente os sportinguistas, convidados a interpelarem-me em foro privado para que eu esclarecesse o que, em meias verdades, escrevi no post. Muitos o fizeram. Alguns, bastantes, de forma honesta, educada, e penso que para todos eles fui elucidativo sobre as suas dúvidas, respondendo-lhes e discutindo o tema proposto.
Para outros, poucos, não esclareci as dúvidas que tinham apenas e só pela forma como se dirigiram a mim, mostrando-se mal-educados e críticos sem que lhes tivesse dado razão para tal.
Houve, no entanto, um terceiro grupo de pessoas e é sobre este que quero falar. Pelos vistos, a guerra interna no Sporting é tal que em pleno período de campanha eleitoral tudo vale, mesmo tirar olhos. Mascarando-se de leitores interessados no tema, recebi de alguns mensagens desprovidas de qualquer sentido lógico, acusando-me de estar a fazer campanha por uma das listas. Razão? O meu post anterior. Escreveram esses iluminados que as insinuações que deixei atrás compunham um claro gesto de campanha provocatório contra um dos candidatos.
O mais extraordinário deste argumento é o facto de que assumiram as culpas sem que eu alguma vez tivesse referido quem seria o tal candidato. Isto, sim, é síndrome psiquiátrica e talvez, no limite, explique bem a "culpa" que alguns verdadeiramente sentem e ajuda a corroborar todos os indícios que recolhi sobre a referida candidatura.
Quero esclarecer não esses elementos mal-formados mas os leitores deste blogue que não tenho qualquer interesse nesta campanha, nesse aspecto sou apenas um adepto (e sócio) do clube que, tendo em mãos informação privilegiada sobre um dos candidatos, me limitei a dar disso conta aos leitores, especificamente aos mais interessados, os sportinguistas.
Aos que me abordaram civilizadamente, penso que cumpri da melhor forma aquilo que prometi - estão à vontade os que comigo debateram no caixa de correio para se identificarem e admitirem este aspecto, já que há no Sporting quem me acuse de estar a fazer demagogia barata.
Isto dito, aproveito, em vésperas de sabermos quem será o futuro Presidente do Sporting, para admitir a minha intenção de voto: será nulo ou em Abrantes Mendes, apesar de lhe reconhecer deficiências ao nível das ideias para o clube; por esse facto, a minha dúvida. Nenhum outro me parece digno de poder representar de forma competente e séria esta enorme Instituição chamada Sporting Clube de Portugal.


Nota final: aos que tão diligentemente planearam uma equipa de mensageiros para que descobrissem as verdades que sabia e que, de forma tão baixa, se apressaram a coligar-me a outras candidaturas, aconselharia a juntarem todo esse esforço e dedicação a causas mais justas e menos inúteis. Mas talvez o fundamental para essas pessoas não passe por defender o clube mas sim os próprios interesses. É pena, porque serão os sportinguistas os mais prejudicados e os que pagarão a factura de não terem gente competente a liderar os destinos do clube.

13 comentários:

José disse...

Olá "John", primeiramente gostaria de felicitá-lo pelo blogue naquele que me parece ser um excelente espaço de divulgação de toda a prodridão em que se tem sustentado o futebol português. Que você tenha a coragem (porque é precisa muita, bem sei) de vir aprofundar esse tema não só é um comportamento louvável - e que devia ter a compreensão e e admiração de quem por aqui passa, ao contrário do que leio a muitos comentadores - como demonstra que o "John" é uma pessoa digna.

No mais, devo admitir que sou da lista de Abrantes Mendes, porque me parece importante esclarecer e não deixar dúvidas sobre a minha posição.

Agradecer-lhe as palavras que dirige ao nosso candidato - com as quais concordo, obviamente - e assegurar-lhe que Sérgio Abrantes Mendes tem, além das boas ideias, capacidade para exercer um mandato que dignifique e melhore o Sporting Clube de Portugal. Espero que perca as dúvidas e vote na nossa lista.

A todos os sportinguistas, deixo um repto: não se coíbam de votar, seja em quem for. Participem neste acto eleitoral, tragam toda a vossa paixão para as urnas e nelas depositem a confiança em quem respeitarem e confiarem mais. Espero, claro, que a vossa decisão passe por votar em Sérgio Abrantes Mendes mas independentemente disso faço um apelo para que votem massivamente.

Abraço a todos e que o Sporting saia fortalecido a partir de amanhã (hoje).

John McSmith disse...

Obrigado, José, acredite que, apesar do anonimato, é preciso alguma paciência para receber certas mensagens ameaçadoras. Mas esse é o preço normal que já sabia ter de pagar por abrir um blogue como este. E isto apenas com 5 dias e 1 (um único!) post sobre episódios passados. Imagino o que virá no futuro...

Dormi sobre o assunto das eleições e tomei a decisão. Vou votar no seu candidato. Se Abrantes Mendes tivesse alguma hipótese de vencer, reflictira mais sobre o assunto porque a verdade é que, apesar de ter gostado da postura que teve ao longo da campanha, não apresentou um projecto consistente; como não tem qualquer hipótese, votarei nele como forma de realçar o meu respeito pelo seu discurso lúcido que foi o contraponto de todos os outros candidatos.

Aproveito o seu repto e lanço-o também aos sportinguistas. Votem.

Não me parece que o futuro será risonho mas isso será assunto para discutir futuramente.

Tobias Minus disse...

se eu fosse adepto do 'sporting' seria também em quem votava ...

o único que pode manter um olho no burro e o outro nos 'ciganos'

Dirty Harry disse...

Gostaria apenas, enquanto adepto de futebol, que gosta de ir aos estádios com amigos e família, que gosta de ver jogar à bola, que gosta de analisar as tácticas e que gosta também de uma boa rivalidade clubística, de o felicitar pelo seu blog. A corrupção e a violência têm de ser denunciadas e têm de acabar, sob pena de o futebol português começar a espantar os melhores jogadores (portugueses e estrangeiros) e ficarmos reduzidos a um campeonato fantoche, onde se joga mal e ganham sempre os mesmos.
Obrigado por ajudar na denúncia e no combate ao polvo (que não conoto com o FCP enquanto clube histórico, mas com a sua direcção actual e seus satélites).

Muito obrigado.

Talk Talk disse...

Olá John

Primeiro, seguindo o seu repto neste post, confirmo que me respondeu e ilucidou naquilo que lhe questionei através de mail. Fez-me pensar, duvidar e entrou certamente na minha reflexão final antes de votar.

Segundo... que triste imagem está a deixar o nosso Clube!
Alguém dizia antes da eleição "pior nao fica"... e não é que ficou?!

Não sei se ouve ou não fraude, mas tudo me parece estranho... todo o processo ao longo da noite, a espera... a longa espera, a eleição certa num candidato que afinal não se confirmou... agora nos números estranhos e incoerentes que surgem (de votos, votantes etc)e que ninguém ainda me conseguiu explicar bem... enfim!
Estou triste com tudo isto. Isto é bem pior do que as derrotas desportivas!

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog,

Sou adepto do futebol, sócio do SL Benfica.

É com muito agrado que sigo o seu blog, gosto de quem ama o futebol genuíno, seja ele de que clube for!

Falei ontem pela manhã com vários amigos sobre o seu blog, inclusive com um portista, o comentário dele foi que já leu o seu blog, vai continuar a ler, e diz que nada do que já escreveu para ele é surpresa, e que esta bastante apreensivo em vir a público tudo o que se passou e muito boa gente não sabe!

No entanto prefere que a verdade venha ao de cima rapidamente, para ver o seu clube ganhar ainda mais mas com honra e gloria!

Continue! Tem muita gente do seu lado, até mesmo adeptos de clubes que trilham o caminho da manipulação e corrupção.

Talvez faça parte do antivírus que remova este vírus que nos incomoda a todos!

Cumprimentos,

Vejeta

Anónimo disse...

no sporting
se não ganham
rápidamente

...PUM

Anónimo disse...

parámos por aqui, foi?

Anónimo disse...

talvez seja verdade. talvez não.

mas ao que parece um membro da canddiatura de godinho lopes, a 12 dias das eleições, quando lhe perguntaram quem ganhava, respondeu: "quem vai ter mais votos não sei, mas nós vamos ganhar".

Nuno disse...

Já agora, quem era o candidato com o qual se devia ter cuidado?...

Juris disse...

Não me digam que o pulpus tem tentáculos de 400 Km.

Ou então os "merdius" andam fugidos da capital, transmitem através do telegrafo, ou mais chic, por EMAIL.

PULPUS ANTI-VERMELHIUS disse...

O outro, o Jornas bem informado sobre escutas.

Embora sediado na capital percebe mais de escutas do que os funcionários superiores do MP.

Será que é, este jorna, socador e expulsador do treinador da seleção portuguesa de então, o fiel escutador, ou alguém, bem pago com alvissaras vermelhius, o mantém atento, eu sei lá!..eu sei lá!.

Mas, quanto a fugas de escutas todos nossos sabemos quem é o fiem depositário.

Fiel ou fiela depositária..eu sei lá!..eu sei lá!.

Juris disse...

A bem da anti-corrupção.

a bem da verdade desportiva.

A BEM DA NAÇÃO

transformada em el país...

"SOMOS O PAÍS",

ASSIM VOCIFEROU O EL COM BATENTE DA NEO-ANTI-CORRUPÇÃO SEDIADO EM PALERMA.