sexta-feira, 1 de abril de 2011

No calor das leis

Na era de um A. como Director Executivo da Liga de Clubes - posição que rendeu, pelas leis que deixou muito convenientemente aprovadas, ao clube do próprio uma crucial absolvição (em termos claros: a não descida de divisão) anos mais tarde, no famoso "Apito Dourado" - as coisas faziam-se, de facto, "por outro lado". Desconheço a que outro lado se referia Luís Filipe Vieira numa das escutas que vieram a público, mas conheço bem o outro lado de A. e de toda a estrutura que o sustentava e que ele próprio servia.
A estratégia para o sucesso não passava apenas pelo aliciamento de árbitros - essa era a face mais óbvia, feita, arrisco dizer, à descarada, tais eram as sórdidas situações passadas em certos estabelecimentos em que a noite era de facto muito quente. Mas havia outros agentes e outras fórmulas: não bastando os cheques entregues nas mãos dos árbitros em plenas mesas de "privados" com as meninas presentes (algumas das quais dando-me disso conta anos mais tarde), era também importante levar as meninas a outros universos, mais elitistas e para gente de maior quilate no futebol luso.
Falamos, para que não restem dúvidas, de aliciamento a directores, presidentes e inclusivamente treinadores de equipas adversárias. Tudo com o aval do púdico, civilizado e muito indignado em programas de televisão, o Sr. A., esse mesmo que patrocinou as leis que permitiram ao seu clube manter-se na prova máxima do futebol nacional, mesmo que as provas, e se eram conclusivas!, o fizessem advinhar.
O Sr. A. gozava de um estatuto tal, de um respeito, de uma admiração por parte do dirigismo em Portugal que qualquer conversa, qualquer menina, qualquer insinuação mais ou menos velada, eram tidos como normais e próprios de um futebol em que as coisas eram assim porque eram e não valia a pena discutir princípios. Esse próprio Sr. A anos mais tarde veio dizer, do alto da sua dignidade, que não gostaria de ver ninguém atirar pedras porque no futebol devia haver pouca gente que o possa fazer porque há muitos telhados de vidro - estraordinárias declarações, assumindo nós que o Sr. A assumia a generalização como forma de se absolver das suas próprias pedras.
O que o Sr. A não disse - e não dirá seguramente no futuro - é que ele foi um dos mais importantes tentáculos do polvo, controlando dirigentes, impondo leis na Liga, avançando na diáspora portuguesa pela UEFA, sempre de falinhas mansas e discurso recheado de hipocrisia, passando entre os fios de chuva, tanto que hoje, e há vários anos, vemo-lo sentado em televisões nacionais, debitando alarvidades com um ar de quem não faz mal um rato.
Encontravam-se em hotéis estes rapazolas. O Sr. A, mais na sombra, o Sr. G - que hoje, muito de forma curiosa, é, imaginem as voltas que a vida dá, prospector de futebol no Benfica! - para quem o FCP é uma "religião" e os vários dirigentes dos clubes da primeira divisão da altura. Eram jantares e encontros de circunstância, dizia a versão oficial, era apenas camaradagem e relaxamento. O que as versões oficiais nunca explicaram foi a aparição constante de meninas vindas dos estabelecimentos do Sr. RT para os quartos de dirigentes, treinadores e presidentes de vários clubes que nos dias posteriores iriam jogar contra o clube dos Srs. A., G e RT. Mas certamente faria tudo parte de um maior relaxamento. Uma verdadeira comissão de boas-vindas.
É apreciavelmente didáctico rever jogos antigos, especialmente dessa década de 90, era do famoso penta do Engenheiro. Observar as equipas adversárias, especialmente no Estádio dos Srs. A., G e RT, a forma quase pueril com que jogavam, verdadeiras passadeiras vermelhas para os jogadores do clube desses senhores, é um exercício de memória que devemos agradecer à RTP. É verdadeiro serviço público. Depois, quando apesar de meninas, copos, prémios e jantaradas, a coisa não resultava e os jogadores visitantes mostravam brio profissional, lá aparecia então o resultado dos cheques às classes mais baixas em "privados" e os homens de negro resolviam os pentas. O Engenheiro, benfiquista dos sete costados, agradece.

228 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 228 de 228
Manuel disse...

Wallabee, o que aconteceu com alguns blogues colocou-me de sobreaviso. Sem querer começar com teorias da conspiração aconteceu a muitos blogues relacionados com o Benfica. De repente não se conseguia aceder à caixa de comentários ou mesmo ao próprio blogue. E mais tarde, quando o problema se resolveu, verificou-se que um ou outro post tinha sido retirado assim como alguns comentários.

Alguns dos posts retirados tinham todos a ver com a o vídeo do Jacinto Paixão, que foi retirado de vários blogues, ao mesmo tempo. Porquê?
Vamos esperar mais algum tempo para saber exactamente o que aconteceu.

Wallabee disse...

Sim Manuel, tens razão mas o post a que me estou a referir e que era bem mais extenso, era acerca de uma suposta candidatura do Dr. LD a FPF.
Sinceramente penso que e mesmo isso que vai acontecer, se fosse homem de apostar, apostava dinheiro nisso e ganhava de certeza...

Manuel disse...

Wallabee e lembro-me de te ter respondido que eras capaz de ter razão.

Agora outra coisa interessante. Em resposta ao vídeo do Jacinto Paixão, o comunicado dos andrades diz que ele está a mentir com todos os dentes. Eu digo, "olha quem fala"! E digo mais:

1) Como é que eles sabem que o Jacinto Paixão está a mentir com todos os dentes?
2) Porque é que eles no seu comunicado não dizem que vão processar o Jacinto Paixão?

Mais, aceitam sem qualquer dúvida ou hesitação que é o Jacinto Paixão que está a falar e não um imitador, apesar de ter havido muito gente a colocar essas dúvidas. Que eu nunca tive. E porque nunca duvidaram? Porque sabem que ele está a falar verdade.

Wallabee disse...

Concordo plenamente contigo, e digo mais, eu próprio questionei a veracidade do registo, primeiro porque não conheço assim tão bem a voz do artista, segundo porque convenhamos, não era de todo uma impossibilidade!
No entanto, concordo com as tuas observações em relação a posição do FCP, mas não estranho o comunicado do FCP porque como se veio a provar mais tarde, eles já sabiam que a gravação não ia dar em absolutamente nada!
Isto e engraçado, e faz-me lembrar uma história que por coincidência um amigo Italiano me contou acerca da "Camorra", e teve o cuidado de me alertar para o facto de a Italia não ser toda como em Nápoles...

wallabee disse...

Dúvidas houvesse elas foram desfeitas é mesmo o homem a "confessar-se" para a posteridade!
Pena que a justiça seja literalmente cega, e neste país onde reina a corrupção, nunca nada irá ser feito para que os corruptos sejam castigados e deixem de se vangloriar dos seus feitos indevidos!
O que mais me chateia nisto tudo, é a cegueira dos adeptos que não conseguem ver o óbvio e em vez disso aplaudem os feitos ilícitos, isto só vai ajudar a que haja ainda mais corrupção, pois se toda a gente vê que não há castigo, então deverá compensar... Para o FCP compensa!

Anónimo disse...

"Wallabee, o que aconteceu com alguns blogues colocou-me de sobreaviso. Sem querer começar com teorias da conspiração aconteceu a muitos blogues relacionados com o Benfica."

Lol vocês são mesmo hilariantes. Caso não saibam foi um problema que afectou todos os blogues inseridos no Blogger, fossem de futebol ou de outra coisa qualquer...

Anónimo disse...

Parece que o McSmith já era, nem sei como o blog ainda está activo. Não era muito difícil identificá-lo perante o que aqui estava escrito e agora, se tudo isto fossem balelas porque haveria alguém de se dar ao trabalho de silenciar o homem??

eagle01 disse...

Caríssimo, parabéns pelo blogue, mas estou "sedento" de mais novidades. 1 de Abril foi há muito tempo atrás. Desde aí o Benfica foi eliminado da meia-final da Taça pelos habituais truques de arbitragem, o "cavalo de tróia" que é presidente do meu clube continua com a cassete do "temos de ser melhores", que é a cassete que mais convêm ao "status quo" (mnais jogadores, mais empréstimos bancários BES, mais noticias desportivas Sporttv e toda a tralha desta comunicação social enfeudada ao Sr.º Joaquim Oliveira e apaniguados). Se quiser posso-lhe enviar por e-mail as cópias dos contratos entre o Benfica e a Olivedesportos, para analisarem o seu carácter ruinoso, apesar do "cavalo de tróia" dizer o contrário. www.basta2002.blogspot.com

Anónimo disse...

Ouve-se por aí que o gerente da caixa comprou dois antes do jogo da final, para facilitar.......
aguardemos pela proxima epoca....

Anónimo disse...

Ah o vídeo do Jacinto Paixão é montagem ?!?!?!? HAHAHAHA bem, os portistas são doentes mentais!!!

Anónimo disse...

Sr Marinho neves, não tema, continue a postar verdades!! Estamos consigo

Rui Areal disse...

uma triste notícia:

o autor deste blog (jornalista reformado), depois de várias semanas sem contactar amigos e família, foi encontrado sem vida na sua casa em Oeiras.

A família requereu autópsia ao corpo.

Anónimo disse...

Bimbos corruptos Bimbos corruptos... os estrangeiros já abriram os olhos, corruptos, fiquem com as taças toyota que afinal não contam hehehehehe

Anónimo disse...

«Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto...» - Santiago Segurola, director-adjunto do jornal A Marca
ahah

Duarte disse...

O próximo post, quando o urso acordar da hibernação, será sobre fugas ao fisco, fraudes fiscais e branqueamento de capitais?

Duarte disse...

"fiquem com as taças toyota que afinal não contam hehehehehe"

Pelos vistos a única coisa que não conta é a Taça Latina que não é oficial.

A FIFA foi suficientemente esclarecedora. A Taça Latina conta tanto como à taça com o nome do jogador do clube do regime. Já as taças intercontinentais contam, claro e serviam justamente para determinar o campeão do mundo de clubes.

Seismilhoesum disse...

Aos que ganham ao Onze das Caldas, nos penaltis, e gabam-se de serem "Campeões do Mundo" hão de me dizer em que lista dos Campeões do Mundo aparecem (da própria FIFA).
A taça Latina foi uma grande conquista do futebol português ( a primeira a nível internacional). A FIFA não a reconhece mas não significa que não seja oficial. Foi organizada por 4 federações nacionais durante 8 anos.
As primeiras Intercontinentais nem sequer eram reconhecidas assim como, pelo menos, a primeira Taça dos Clubes Campeões Euriopeus em que os participantes, muitos deles, nem campeões eram pois foi organizada por convite.

Helder disse...

E novidades?

Anónimo disse...

Berbejeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Já resultados da autopsia?

Já há escutas do Pinto da Costa acerca deste caso?


Cambada de tristes...

Duarte disse...

Só que o "Onze" Caldas, como tu dizes, chegou à Intercontinental porque ganhou a Libertadores, depois de eliminar o Santos de Robinho, Diego e Elano na meia-final e o Boca Juniors na final. A Taça Intercontinental serviu até 2004 para apurar o campeão do mundo de clubes.

E sim, é exactamente isso, por a FIFA dizer que a Taça Latina não é oficial quer dizer justamente que a relevância da prova é nula. Um bom torneio, tal como há alguns de pré-época hoje em dia. Uma prova que não tem a menor coerência, já que nem todos os que nela participavam eram campeões nacionais e alguns dos vencedores das ligas nem sequer jogavam nalgumas edições pode ter credibilidade?

PS: Uma pessoa que tem uma imagem do José Veiga no seu perfil vem para aqui comentar e ainda querem que o Benfica seja visto como um clube sério? LOOOOOOOOOL

Anónimo disse...

ENTÃO NÃO HÁ MAIS COMENTÁRIOS ???

Anónimo disse...

Boa merda este blogue! Passo-lhe os colhões por cima

Anónimo disse...

Sr. Rui Areal,


Isso é brincadeira??

Anónimo disse...

NEM ME VOU DAR AO CUIDADO
DE ESTAR A ESCALPELIZAR
OS ERROS COMETIDOS POR
UM MONTE DE ESTERCO
COM UM APINTO NA BOCA
PORQUE PARA ISSO BASTA
COMPARAR ESTE JOGO E O DO ANO PASSADO

ESTERCO É ESTERCO
E A CULPA NÃO É DELE

É DAQUELE SENHOR
QUE O LÁ PÔS

OBJECTIVAMENTE ESTE ESTERCO QUE ANDA
COM UM APINTO NA BOCA NÃO DEVERIA APINTAR
JOGOS EM PORTUGAL
POR MANIFESTA FALTA DE CATEGORIA

E PRINCIPALMENTE NÃO DEVERIA APINTAR JOGOS
DO CLUBE DO SOGRO E DOS CLUBES QUE DISPUTAM
OS TÍTULOS COM O CLUBE FOI COM PUTAS

ISTO É UMA VERGONHA
ENTREGUEM JÁ ISTO POR DECRETO
SEMPRE EM FRENTE NAQUELA CASA ILUMINADA

Anónimo disse...

Ressuscitaram alguns mortos, na terra das bombas! É preciso ser-se muito estúpido (eu tento não insultar, mas o que é demais é molestia)para confundir o cortar uma fitinha com ser clube do regime! Por acaso sabe o ano a que isso se reporta? Sabe porque razão foi o Coluna (magriço) convidado?
Não sabe quantos dirigentes do Benfica foram presos pelo regime? Sabe que o actual hino não é o original, pois foi proibido pelo regime? Sabe porque se fizeram dois alargamentos para um clube participar no Nacional? etc, etc, etc

Desculpe mas uma coisa é mostrar ignorância sobre um assunto (todos temos direito a ter bolhas de ignorância sobre um assunto qualquer), e outra é jactância a afirmar coisas falsas apenas porque lhe parece e não investigou devidamente!
E já agora, que muito lhe custa: Ala Madrid!

Anónimo disse...

cialis bestellen kaufen cialis 20mg
cialis acquisto cialis
venta cialis comprar cialis contrareembolso
achat cialis vente cialis

Anónimo disse...

[url=http://achetercialisgenerique20mg.net/]cialis prix[/url] prix cialis pharmacie
[url=http://comprarcialisgenerico10mg.net/]cialis precio[/url] precio cialis
[url=http://acquistarecialisgenerico10mg.net/]costo cialis[/url] cialis 20 mg costo
[url=http://kaufencialisgenerika10mg.net/]generika cialis[/url] tadalafil

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 228 de 228   Mais recente› Mais recente»